Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Sanções da UE

Marinha Britânica captura navio suspeito de levar petróleo iraniano para Síria

Um navio da Marinha Real Britânica (à esquerda) em patrulha perto do supertanque Grace 1, suspeito de transportar petróleo cru para a Síria, violando sanções da UE, após ter sido detido na costa de Gibraltar, 4 de julho
Um navio da Marinha Real Britânica (à esquerda) em patrulha perto do supertanque Grace 1, suspeito de transportar petróleo cru para a Síria, violando sanções da UE, após ter sido detido na costa de Gibraltar, 4 de julho (Foto: JORGE GUERRERO / AFP)

Militares da Marinha Britânica em barcos e helicópteros confiscaram, nesta quinta-feira (4), um navio-tanque suspeito de transportar petróleo iraniano para a Síria próximo à Península de Gibraltar, no Mar Mediterrâneo. É a primeira detenção como essa sob os termos das sanções europeias contra fornecimento para a Síria. O navio tem bandeira do Panamá.

O transporte supostamente violou tanto as sanções dos Estados Unidos quanto as da União Europeia sobre fornecimento de petróleo para o governo da Síria, aliado ao Irã. O incidente aumenta as tensões entre Reino Unidos e Irã - que mandou o seu embaixador voltar de Londres em resposta - em um momento em que há dúvidas sobre o futuro do acordo nuclear de 2015.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.