maxwell Epstein
A procuradora interina dos EUA no Distrito Sul de Nova York, Audrey Strauss, anuncia acusações contra Ghislaine Maxwell| Foto: Johannes EISELE/AFP

A socialite britânica Ghislaine Maxwell foi presa pela polícia federal dos Estados Unidos nesta quinta-feira (2) sob a acusação de recrutar e preparar vítimas menores de idade no esquema de tráfico sexual armado por Jeffrey Epstein, o bilionário que foi acusado pedofilia e se suicidou na prisão em agosto de 2019, enquanto aguardava julgamento.

Maxwell já foi namorada de Epstein, mas nega qualquer envolvimento ou conhecimento sobre abuso de menores. A acusação diz que ela "ajudou, facilitou e contribuiu para o abuso de meninas menores por Jeffrey Epstein, ajudando Epstein, entre outras coisas, a recrutar, cuidar e, finalmente, abusar de vítimas que Maxwell e Epstein sabiam ter menos de 18 anos". Ela também teria se aproximado das meninas, conversando com elas sobre sexo para tentar normalizar o abuso de menores.

A promotora americana Audrey Strauss disse que alguns atos de abuso ocorreram na casa de Maxwell, em Londres. "Maxwell atraiu meninas menores, fez com que confiassem nela e as entregou na armadilha que ela e Epstein haviam preparado. Ela fingiu ser uma mulher em quem podiam confiar. Durante todo o tempo em que as estava preparando para serem abusadas sexualmente por Epstein e, em alguns casos, pela própria Maxwell".