Funcionária do Departamento Eleitoral do Condado de Clark, em Nevada, trabalhando na contagem das cédulas. Imagem ilustrativa.
Funcionária do Departamento Eleitoral do Condado de Clark, em Nevada, trabalhando na contagem das cédulas. Imagem ilustrativa.| Foto: Ronda Churchill / AFP

NBC News, Washington Post e CNN projetaram nesta sexta-feira (13) que o democrata Joe Biden é o "aparente vencedor" na apuração eleitoral do Estado da Geórgia, informando também que o presidente Donald Trump venceu na Carolina do Norte. Contudo, na Geórgia, já está prevista uma recontagem de votos na corrida pela Casa Branca, diante da margem estreita entre os rivais.

A Geórgia concede 16 delegados no Colégio Eleitoral e a Carolina do Norte, 15. Caso os resultados se confirmem, Biden derrota Trump por 306 votos a 232.

Para vencer no Colégio Eleitoral, são precisos 270 votos. Assim, mesmo uma reviravolta na Geórgia seria insuficiente para Trump virar a disputa. A campanha do republicano tem lançado questionamentos judiciais em vários estados, para combater o que qualifica como fraudes da oposição democrata no processo. Biden tem insistido para o presidente admitir a derrota, qualificando o episódio como "um embaraço" para o atual líder.