Ambulante segurando notas de bolívar, em Caracas, em fevereiro: moeda sofreu corte de 14 zeros desde 2008
Ambulante segurando notas de bolívar, em Caracas.| Foto: EFE/ MIGUEL GUTIERREZ

O bolívar, moeda da Venezuela, se desvalorizou 21% em relação ao dólar em uma semana, segundo o relatório divulgado na última sexta-feira pelo Banco Central do país (BCV), que situa o preço da divisa americana em 7,85 bolívares.

Na sexta-feira da semana passada, o dólar fechou a 6,18 bolívares no mercado oficial, o que representa um aumento no preço de 27%, uma alta inédita nos últimos meses e que tem impacto direto nos preços das mercadorias e serviços, calculados, em sua maioria, em moeda americana.

Por outro lado, a cotação do dólar no mercado paralelo, que rege diversas transações, subiu 23%, passando de 6,95 bolívares para 8,56 nesta semana, o que desvalorizou a moeda local em 18%, segundo o portal Monitor Dólar Venezuela, que oferece a cotação diária levando em conta vários marcadores.

As autoridades vinham fazendo esforços para conter o câmbio oficial e, consequentemente, a inflação, implementando uma estratégia que consiste em controlar a demanda por dólares, reduzindo a emissão de bolívares, necessários para comprar moeda estrangeira, por meio da redução dos gastos públicos e da restrição de créditos bancários.