Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Sebastián de Belalcázar

Na Colômbia, manifestantes indígenas derrubam estátua de conquistador espanhol

estátua colômbia
Estátua de Sebastian de Belalcazar, conquistador espanhol do século 16, foi derrubada por indígenas em Popayan, departamento de Cauca, Colômbia, em 16 de setembro de 2020 (Foto: Julian MORENO/AFP)

Ouça este conteúdo

Manifestantes indígenas colombianos, usando cordas, derrubaram uma estátua do conquistador espanhol Sebastián de Belalcázar na cidade de Popayán, nesta quarta-feira (16). Os líderes indígenas disseram que o monumento representava cinco séculos de genocídio e escravidão, enquanto o prefeito da cidade disse que os manifestantes praticaram um ato de violência contra um símbolo multicultural da cidade e que a estátua será restaurada.

Belalcázar foi fundador da cidade de Popayán e Cali, na Colômbia. Também tomou Quito, no Equador, do império Inca e fundou a cidade de Guayaquil. A cena desta quarta-feira repete o que foi visto especialmente nos meses de junho e julho na Europa e nos Estados Unidos, quando manifestantes do Black Lives Matter derrubaram ou picharam várias estátuas de personalidades históricas que, segundo eles, promoveram a escravidão.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.