Choque ocorreu em 26 de setembro, no primeiro teste da história para desviar corpos celestes que possam representar ameaça à Terra
Choque ocorreu em 26 de setembro, no primeiro teste da história para desviar corpos celestes que possam representar ameaça à Terra| Foto: EFE/NASA/Johns Hopkins APL

A Nasa confirmou nesta terça-feira (11) que o impacto de sua nave Dart na superfície do asteroide Dimorphos, localizado a cerca de 11 milhões de quilômetros da Terra, conseguiu desviar a trajetória dele, como era a intenção da missão. O choque ocorreu em 26 de setembro.

O administrador da agência espacial americana, Bill Nelson, disse que, antes do impacto, Dimorphos levava 11 horas e 55 minutos para orbitar outro asteroide maior, chamado Didymos, com o qual forma o que é conhecido como um sistema de asteroide duplo. A nave conseguiu reduzir essa órbita em 32 minutos.

A órbita de Dimorphos agora se aproximou cerca de dez metros de Didymos e a mudança resultante em sua trajetória é permanente.

Foi a primeira vez na história da humanidade que se tentou mudar a trajetória de um corpo celeste com o objetivo de proteger a Terra de asteroides semelhantes ao que causou a extinção dos dinossauros há 66 milhões de anos.