Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Espaço

Nasa confirma que desviou órbita de asteroide com impacto de nave

Choque ocorreu em 26 de setembro, no primeiro teste da história para desviar corpos celestes que possam representar ameaça à Terra (Foto: EFE/NASA/Johns Hopkins APL)

Ouça este conteúdo

A Nasa confirmou nesta terça-feira (11) que o impacto de sua nave Dart na superfície do asteroide Dimorphos, localizado a cerca de 11 milhões de quilômetros da Terra, conseguiu desviar a trajetória dele, como era a intenção da missão. O choque ocorreu em 26 de setembro.

O administrador da agência espacial americana, Bill Nelson, disse que, antes do impacto, Dimorphos levava 11 horas e 55 minutos para orbitar outro asteroide maior, chamado Didymos, com o qual forma o que é conhecido como um sistema de asteroide duplo. A nave conseguiu reduzir essa órbita em 32 minutos.

A órbita de Dimorphos agora se aproximou cerca de dez metros de Didymos e a mudança resultante em sua trajetória é permanente.

Foi a primeira vez na história da humanidade que se tentou mudar a trajetória de um corpo celeste com o objetivo de proteger a Terra de asteroides semelhantes ao que causou a extinção dos dinossauros há 66 milhões de anos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.