Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Estreito de Ormuz

Navio da marinha americana derruba drone iraniano, diz Trump

Foto de 15 de junho de 2016 do navio USS Boxer, da Marinha americana
Foto de 15 de junho de 2016 do navio USS Boxer, da Marinha americana (Foto: Craig Z. Rodarte / US NAVY / AFP)

Um navio da marinha americana destruiu um drone iraniano que se aproximou demais da embarcação e ignorou vários pedidos para se retirar, disse o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O drone iraniano chegou a menos de 1 quilômetro do navio de assalto anfíbio USS Boxer no Estreito de Ormuz, e por isso a tripulação "tomou medidas defensivas" e "o destruiu imediatamente", disse Trump em antes de uma cerimônia na Casa Branca com uma delegação da Holanda.

"Esta é a mais recente de muitas ações provocativas e hostis do Irã contra navios que operam em águas internacionais", disse ele. "Os Estados Unidos reservam-se o direito de defender nosso pessoal, nossas instalações e interesses e conclamam todas as nações a condenar as tentativas do Irã de interromper a liberdade de navegação e o comércio global. Eu também peço a outras nações que protejam seus navios enquanto atravessam o estreito e que trabalhem conosco no futuro ". O porta-voz do Pentágono, Jonathan Hoffman, confirmou a ação, que segundo ele foi tomada "para garantir a segurança do navio e de sua tripulação".

A ação militar contra o drone iraniano é o mais recente desses incidentes nas proximidades do Golfo Pérsico. Confrontos recentes envolvendo navios e navios-tanques na região provocaram um aumento de tensão entre os Estados Unidos e o Irã, que estão em desacordo sobre a retirada do governo Trump do acordo nuclear com o Irã de 2015 e a imposição de novas e duras sanções.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.