Ditadura de Daniel Ortega já fechou quase 3 mil ONGs desde protestos de 2018, a maioria a partir de março deste ano| Foto: EFE/Jorge Torres
Ouça este conteúdo

O governo da Nicarágua fechou nesta quarta-feira (16) outras 91 ONGs, muitas delas religiosas, dando sequência a um processo de perseguição que começou após protestos contra o ditador Daniel Ortega em 2018.

As ONGs foram fechadas porque, alegadamente, “não cumpriram com suas obrigações sob o marco regulatório” e “não relataram, por períodos de dois a 29 anos, conselhos de administração, demonstrações financeiras, balanço patrimonial, detalhes das doações, bem como informações sobre a identidade e origem de todos os seus membros doadores”, explicou o Ministério do Interior no jornal oficial La Gaceta.

Das 91 ONGs ilegalizadas, 27 são religiosas e oito são internacionais. Entre elas, estão a Asociación de Mujeres Cristianas Dios es Amor, a Fundación Cristiana Niños para Cristo e a Solid Rock Foundation, sediada nos Estados Unidos.

Publicidade

O governo, com o apoio do Legislativo, já proibiu 2.926 ONGs desde o início dos protestos contra Ortega, há quatro anos e meio. A maioria dos cancelamentos (2.802) foi realizada desde março, de acordo com um relatório recentemente apresentado por 18 organizações em uma audiência pública perante a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH).