Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
América Central

Em seu 1º ato, novo Congresso de El Savador destitui juízes da Suprema Corte

Parlamentares do partido Nuevas Ideas votam por destituir juízes da Suprema Corte na primeira sessão legislativa (Foto: Stanley Estrada/AFP)

Ouça este conteúdo

O novo Congresso de El Salvador, órgão legislativo nacional, votou neste sábado (1º) por destituir do cargo cinco juízes da Câmara Constitucional da Suprema Corte. Por 64 votos a 19, este foi o primeiro ato da Casa desde que tomou posse a maioria parlamentar sob controle do presidente Nayib Bukele. A medida é vista como uma retaliação ao Judiciário salvadorenho após terem sido contestadas por membros da Corte as medidas mais duras de Bukele para conter a disseminação do novo coronavírus.

Para os governistas, a destituição dos ministros representa uma resposta a interesses particulares que estiveram acima do bem-estar da população. Já os opositores criticam a manobra que dizem ser a tomada de poder por um líder populista. Para a secretária-assistente interina de Assuntos do Hemisfério Ocidental no Departamento de Estado dos EUA, Julie Chung, "um Judiciário independente é a fundação de qualquer democracia; nenhuma democracia pode viver sem". "Vemos com preocupação a proposta de alguns membros da Assembleia Nacional de remover cinco magistrados da Câmara Constitucional de El Salvador", escreveu Chung pelo Twitter

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.