O número de mortos devido aos terremotos que devastaram o sudeste da Turquia no início deste mês subiu para 41.020, segundo divulgou neste domingo (19) o serviço de emergências do país, Afad. O dado atualizado representa um aumento de 31 vítimas na comparação com balanço informado mais cedo pelo presidente da organização, Yunus Seker, em entrevista coletiva.
As informações sobre vítimas estão sendo tratadas na Turquia sempre como provisórias, já que começou apenas agora a retirada dos escombros nas 11 províncias afetadas pelos terremotos. Seker informou mais cedo que em nove províncias foi encerrada a busca por sobreviventes, embora elas persistam em Hatay e Kahramanmaras, as mais gravemente afetadas no território turco.
Não foram divulgados os números de mortos atualizados por províncias, mas sim de prédios derrubados ou gravemente danificados, embora essa contagem também seja provisória e as vistorias continuem. Segundo dados fornecidos hoje pelo Ministério de Urbanismo, a província da Turquia com maior grau de destruição é Hatay, na costa mediterrânea, com 30 mil edificações destruídas ou sem serventia, seguida de Kahramanmaras, con 22 mil; Malatya, com 16 mil; Gaziantep, com 15 mil; e Adiyaman, com 13mil.