Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Estado Islâmico

Ofensiva turca no norte da Síria pode causar fuga de terroristas do EI

Bombardeio turco no nordeste da Síria
Bombardeio turco na cidade de Ras al-Ain, no nordeste da Síria, na província de Hasakeh (Foto: Delil SOULEIMAN/AFP)

Após a retirada das tropas americanas e ataques pontuais contra alvos curdos na fronteira, a Turquia iniciou nesta quarta-feira (9) uma ofensiva militar para controlar o norte da Síria. Caças bombardearam posições curdas e tanques realizaram incursões. Agências de ajuda humanitárias afirmam que a consequência mais provável é uma nova crise de refugiados. Outra preocupação é o destino de milhares de jihadistas do Estado Islâmico que estão em campos de detenção mantidos pelos curdos, fundamentais na derrota do califado islâmico. É provável que os combatentes consigam escapar e se reagrupar em outro local.

A operação militar começou a ser desenhada no domingo, quando Donald Trump anunciou que não faria objeções à invasão turca, o que colocou o presidente em rota de colisão com os democratas e até com seus aliados republicanos no Congresso, que disseram publicamente que a retirada das tropas foi um "erro grave". Ao menos oito civis morreram, segundo levantamento de ONGs que monitoram o conflito sírio. Centenas de curdos deixaram a região.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.