sinopharm
Vacina da Sinopharm contra Covid foi aprovada pela OMS para uso emergencial| Foto: Divulgação/ROLLY REYNA/Governo do Peru

O Grupo Consultivo Estratégico de Especialistas em Imunização (Sage, na sigla em inglês) da Organização Mundial da Saúde (OMS) concedeu autorização de uso emergencial à vacina contra a Covid-19 da farmacêutica chinesa Sinopharm, informou nesta sexta-feira o diretor-geral da entidade multilateral, Tedros Adhanom, em coletiva de imprensa.

Segundo destacou Tedros, esta é a sexta vacina contra a Covid-19 – a primeira chinesa – cujo uso emergencial foi aprovado pelo Sage. O chefe da grupo de especialistas, Alejandro Cravioto, afirmou que a taxa de proteção global do imunizante é de 79%, mesmo número divulgado pela empresa no fim do ano passado. Ele ainda notou que há poucos dados sobre o uso da vacina em idosos, e por isso é importante que os países que forem utilizá-la acompanhem de perto possíveis efeitos colaterais. A CoronaVac, outra vacina chinesa que está sendo amplamente utilizada nas campanhas de vacinação em vários países, está sendo analisada pelo Sage.