Profissional de saúde prepara doses da vacina contra Covid-19 da Moderna para serem aplicadas em pacientes em asilo em Bloomfield, Connecticut (EUA), 12 de fevereiro
Profissional de saúde prepara doses da vacina contra Covid-19 da Moderna para serem aplicadas em pacientes em asilo em Bloomfield, Connecticut (EUA), 12 de fevereiro| Foto: Joseph Prezioso / AFP

A Organização Mundial de Saúde (OMS) informa em comunicado que liberou nesta sexta-feira, 30, o uso da vacina da Moderna contra a Covid-19 para uso emergencial. Com isso o imunizante, já utilizado nos Estados Unidos, poderá fazer parte das entregas do consórcio Covax.

A OMS explica que sua autorização para uso emergencial é concedida após já ter sido avaliada a qualidade, a segurança e a eficácia das vacinas, o que permite aos países uma aprovação regulatória mais rápida, a fim de importá-las e administrá-las.

As outras quatro vacinas que a OMS já colocou em sua lista para uso emergencial são as de Pfizer/BioNTech; duas versões da vacina de Oxford/Astrazeneca, produzidas na Coreia do Sul e no Instituto Serum, da Índia; e a da Janssen (braço farmacêutico da Johnson & Johnson), lembra o comunicado.

A OMS está revisando as vacinas da Sinopharm e da Sinovac (Coronavac) e deve decidir até o final da próxima semana se elas serão incluídas na lista de imunizantes autorizados para uso emergencial.