Imagem ilustrativa.| Foto: askarim/Bigstock
Ouça este conteúdo

O número de mortos pela Covid-19 ultrapassou o patamar de 4 milhões, segundo anunciou nesta quarta-feira o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, que reiterou sua preocupação com o aumento das infecções em muitas regiões do planeta. Esta cifra, segundo esclareceu Tedros em entrevista coletiva, "é certamente uma estimativa inferior ao número real" de mortes em uma pandemia que "está em um momento perigoso".

Por ocasião da reunião desta semana de ministros da Economia e presidentes dos bancos centrais do G20, Tedros pediu medidas urgentes a serem tomadas para acelerar a produção e distribuição de vacinas, assim como de tratamentos e outras ferramentas contra a Covid-19.

Os países com mais mortes por Covid-19 desde o início da pandemia são Estados Unidos (600.000), Brasil (525.000), Índia (433.000), México (233.000) e Peru (193.000), segundo estatísticas da OMS. O número global de óbitos semanais vem diminuindo há mais de dois meses, mas teme-se que a curva possa subir devido ao novo aumento de casos ocorrido mundialmente nas últimas duas semanas, favorecido pelo avanço da variante delta do coronavírus.

Publicidade