Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ditadura

ONG venezuelana denuncia existência de 240 presos políticos no país

Regime do ditador Nicolás Maduro mantém "centenas" de presos por motivações políticas, denuncia ONG
Regime do ditador Nicolás Maduro mantém "centenas" de presos por motivações políticas, denuncia ONG (Foto: EFE/ Miguel Gutiérrez)

Ouça este conteúdo

A ONG venezuelana Foro Penal denunciou, nesta quarta-feira (13) a existência de 240 pessoas – 110 civis e 130 militares – detidas no país, consideradas presos políticos. São 226 homens e 14 mulheres, sendo que a lista inclui uma pessoa menor de idade. “Desde 2014, foram registradas 15.758 prisões políticas na Venezuela”, disse a ONG, acrescentando que, até o momento, mais de 9 mil pessoas ainda estão sujeitas, “arbitrariamente”, a medidas restritivas de sua liberdade.

Na terça-feira (12), o Departamento de Estado dos Estados Unidos denunciou, em seu relatório anual sobre direitos humanos, que o governo de Nicolás Maduro mantém "centenas" de presos por motivações políticas, muitos deles em condições "críticas".

No documento, relativo a 2021, os EUA destacaram que o governo venezuelano “permitiu a participação de alguns candidatos da oposição” nas eleições regionais de novembro, mas “não havia condições para eleições livres e justas”. Além disso, as negociações entre o governo e a oposição, que aconteceram no México entre agosto e setembro, permitiram o retorno de algumas "figuras exiladas" ao país.

"Apesar dessas mudanças, o regime de Maduro continuou mantendo centenas de pessoas na prisão por razões políticas e impediu que centenas de candidatos da oposição exercessem todos os seus direitos de concorrer", criticou o relatório.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.