A oposição venezuelana irá escolher em 22 de outubro o candidato para enfrentar o ditador Nicolás Maduro nas eleições presidenciais - previstas para 2024, ainda sem data definida.
O anúncio foi feito nesta quarta-feira (15) pela Comissão Nacional de Primárias (CNP).
"A partir de agora deve haver unidade política e os protagonistas devem continuar na luta pela mudança, através das eleições internas da oposição. Há questões críticas ainda pendentes de decisão, mas as bases já estão lançadas", explicou o presidente da CNP, Jesús María Casal.
O ex-presidente presidente da Assembleia Nacional e autoproclamado presidente da Venezuela entre 2019 e 2022, Juan Guaidó, é apontado como favorito a ser candidato pela oposição contra a ditadura de Maduro.
A CNP conseguiu com o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) a formação de uma comissão técnica no órgão para avaliar o pedido para utilizar os centros de votação em 22 de outubro para organizar a atualização do cadastro eleitoral dos venezuelanos.
"Os especialistas consultados, sobretudo os que tiveram experiência direta na organização de primárias, concordam na sua importância", prosseguiu Casal. O presidente ainda reforçou que a CNE é o órgão gestor e que funciona como árbitro nos processos eleitorais.