Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Democracia

Opositores cubanos antecipam protesto pacífico para 15 de novembro

cuba
Protesto seria em 20 de novembro, mas precisou ser adiantado após governo cubano anunciar exercícios militares na mesma data. (Foto: Mariscal/Agência EFE/Gazeta do Povo)

Ouça este conteúdo

Ativistas de oposição ao governo de Cuba anteciparam para 15 de novembro a realização de um protesto pacífico em Havana inicialmente marcado para o dia 20 do mesmo mês. A mudança ocorreu após as autoridades do país anunciarem uma comemoração militar na mesma data.

A princípio, o grupo havia solicitado permissão no mês passado para a manifestação pacífica em 20 de novembro em várias cidades. Para isso, eles apelaram para o reconhecimento dos direitos de reunião, manifestação e associação para fins legais e pacíficos estabelecidos na Constituição cubana de 2019. De acordo com os organizadores do protesto, as autoridades cubanas não deram uma resposta oficial sobre o pedido.

Por outro lado, o governo do presidente Miguel Díaz-Canel anunciou na quinta-feira (7) que o Dia da Defesa Nacional será comemorado em 20 de novembro e será precedido de exercícios militares nos dois dias anteriores. Embora as autoridades cubanas aleguem que a data tinha sido marcada com antecedência, os ativistas opositores acreditam que elas o fizeram depois de tomarem conhecimento do protesto, com o objetivo de evitá-lo.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.