Ouça este conteúdo
O site do Departamento de Estado dos Estados Unidos trouxe no período da tarde desta segunda-feira (11) a informação, nas biografias do presidente Donald Trump e de seu vice, Mike Pence, de que os mandatos deles "terminaram em 11 de janeiro de 2021, 19:45:20", o que corresponderia às 21:45 no horário de Brasília. Em meio à pressão do Partido Democrata pelo impeachment de Trump, a informação é alvo de questionamentos na imprensa internacional. A página com a informação errada já foi retirada do ar.
Um funcionário mal intencionado do Departamento de Estado teria alterado a biografia do presidente e vice americanos, segundo o BuzzFeed News, que ouviu dois diplomatas com conhecimento da situação. Um deles disse que o secretário Mike Pompeo pediu uma investigação interna sobre o caso, começando com estagiários e funcionários que deixarão o Departamento nos próximos dias, antes da transição de governo.
O jornal britânico The Independent diz que questionou o Departamento de Estado sobre o assunto, até agora aparentemente sem ter recebido resposta. A Casa Branca, por sua vez, recomendou que o diário do Reino Unido procurasse o próprio Departamento de Estado para comentário sobre essa informação no site.