Israel bombardeou base do Hezbollah na Síria| Foto: Jalaa MAREY/AFP

Ataques contra forças aliadas do Irã no Líbano, na Síria e no Iraque no sábado e domingo (24 e 25), todos atribuídos a Israel, aumentaram as tensões no Oriente Médio, no que parece ser uma escalada significativa dos esforços israelenses para conter a expansão da influência iraniana na região.

Israel confirmou que foi responsável apenas pelo primeiro ataque, na noite de sábado, a uma base operada pelo Irã na Síria, perto de Damasco, a qual estava se preparando para lançar um grande ataque de drones contra Israel. Pelo menos dois membros da milícia libanesa Hezbollah foram mortos, disse o Hezbollah.

Horas depois, um drone armado com explosivos atingiu um prédio que abrigava um centro de imprensa do Hezbollah no sul de Beirute, no Líbano. O Hezbollah acusa Israel, no que pode ser o primeiro ataque israelense no Líbano desde a guerra de 2006. O grupo disse que responderia derrubando drones israelenses no Líbano. Israel não confirmou ou negou responsabilidade. Mais tarde, um comandante de uma milícia apoiada pelo Irã no Iraque foi morto por um ataque de drone na cidade de al-Qaim.

Publicidade