Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Governo Marito

Paraguai classifica Hezbollah como organização terrorista

Hasan Nasrallah, líder do Hezbollah
Hasan Nasrallah, chefe do Hezbollah, aparece em um telão em comemoração do 13º aniversário do fim da guerra com Israel (Foto: Mahmoud ZAYYAT/AFP)

O governo do Paraguai designou oficialmente as milícias armadas do Hamas e Hezbollah organizações terroristas internacionais. No mesmo decreto, o presidente Mario Abdo Benítez reconheceu o Estado Islâmico e a al-Qaeda como organizações terroristas globais. A medida implicará em mais controle das operações financeiras em território paraguaio.

De acordo com informações da inteligência do Paraguai, o Hezbollah tem vínculos com o PCC (Primeiro Comando da Capital), organização criminosa brasileira que opera nas cidades fronteiriças com o Paraguai lavando dinheiro para narcotraficantes e para o grupo terrorista Hezbollah, que tem como um de seus principais financiadores o Irã.

A classificação do Hezbollah como terrorista é um pleito dos Estados Unidos junto aos governos aliados da América do Sul. Em julho, a organização xiita do Líbano entrou na lista de terroristas da Argentina e teve os ativos congelados. O Brasil, oficialmente, alega que não tem intenção de designar o grupo como terrorista, mas segundo uma reportagem da Bloomberg, o governo de Jair Bolsonaro estaria revendo esse posicionamento.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.