O chanceler alemão Olaf Scholz.| Foto: Elvis Gonzalez/EFE
Ouça este conteúdo

O Partido Social Democrata (SPD) do chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, perdeu as eleições locais em Berlim neste domingo (12). O partido de Scholz ficou com 18% dos votos enquanto o partido conservador CDU obteve cerca de 28% dos votos nas eleições para o parlamento regional de Berlim, segundo estimativas das emissoras ARD e ZDF. Caso os números se confirmem, será a primeira vez em 20 anos que o CDU supera o SDP como maior força política na capital alemã.

Originalmente, as eleições para o parlamento regional aconteceram em setembro de 2021, mas acabaram anuladas em novembro de 2022 pelo Tribunal Constitucional de Berlim devido aos problemas registrados, como longas filas e cédulas incorretas. Na eleição de 2021, o SPD havia saído vitorioso, com 21,4% dos votos, e montado uma coalizão com os verdes e o partido A Esquerda, comandada pela social-democrata e atual prefeita de Berlin, Franziska Giffey, que tentava se manter no cargo. A CDU havia ficado em terceiro lugar, com 18% dos votos.

Analistas indicam que a vitória da CDU aconteceu graças a insatisfação crescente dos moradores de Berlin com a gestão da cidade e a falta de soluções para problemas crônicos da região, como a falta de moradias.

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]