Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Diálogo

MAS dá primeiro passo para conciliação com governo interino da Bolívia

Protestos por paz na Bolívia
Manifestantes seguram uma bandeira de Wiphala durante uma marcha pela paz em La Paz, Bolívia (Foto: JORGE BERNAL/AFP)

A nova presidente do Senado da Bolívia, a senadora do Movimento ao Socialismo (MAS) Monica Eva Copa Murga, comunicou que a sessão da assembleia legislativa convocada para esta terça-feira (19) foi suspensa com o objetivo de "criar e contribuir para a geração de um ambiente propício para o diálogo e a conseguinte pacificação do país". A sessão que reuniria deputados e senadores do partido do ex-presidente Evo Morales definiria a convocatória para novas eleições gerais, sem a participação do novo governo. Atualmente, o MAS e partidos de esquerda possuem maioria nas duas casas legislativas.

De acordo com o jornal El Deber, nas últimas horas houve esforços da Conferência Episcopal da Bolívia (CEB), das Nações Unidas e de outros organismos para chegar a acordos que permitam normalizar a situação no país, mergulhado em uma crise política e violência desde as eleições de 20 de outubro. A suspensão da sessão parlamentar por parte do MAS foi bem vista, já que o partido é uma grande força política na Bolívia e sua participação na convocação de novas eleições pode dar respaldo ao processo encabeçado pelo governo interino de Jeanine Añez.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.