Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Protestos no Peru

Peru decreta toque de recolher em província que soma nove mortes em protestos

Peru decreta toque de recolher em província que soma nove mortes em protestos
EFE/Miguel Gutiérrez (Foto: )

Ouça este conteúdo

O Governo do Peru decretou neste domingo (18) toque de recolher noturno de cinco dias na província de Huamanga, na região de Ayacucho, localidade que registrou nove mortes durante a semana em protestos pela prisão do ex-presidente Pedro Castillo.

O toque de recolher será aplicado das 18h às 4h, apenas com exceções para atendimento médico, além da compra de alimentos e medicamentos e trabalho da imprensa.

O decreto foi assinado pela presidente do país, Dina Boluarte, pelo primeiro-ministro, Pedro Angulo, e os ministros de Defesa, Luis Otárola; Interior, César Cervantes; e Justiça, José Tello.

Além de Huamanga, outras 15 províncias de oito dos 24 departamentos do país também registrar decretos de toque de recolher. O governo também inseriu todo o Peru em estado de emergência nacional de 30 dias, como tentativa de barrar os protestos a favor do fechamento do Congresso, a renúncia de Boluarte e a soltura do ex-presidente Castillo, de quem ela era vice.

O estado de emergência suspende direitos constitucionais relativos à inviolabilidade do lar, liberdade de trânsito pelo território nacional, liberdade de reunião e liberdade e segurança pessoal.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.