Os principais sintomas da doença são erupções cutâneas, úlceras e febre, e a recomendação é buscar atendimento médico diante desse quadro
Os principais sintomas da doença são erupções cutâneas, úlceras e febre, e a recomendação é buscar atendimento médico diante desse quadro| Foto: Agência EFE

Nesta sexta-feira (17), as autoridades sanitárias de Portugal confirmaram 35 novos pacientes com a varíola dos macacos, elevando para 276 o número de casos notificados no país. Todos ocorreram em homens com idade entre 19 e 61 anos que seguem “em acompanhamento clínico” e apresentam situação estável de saúde.

Segundo comunicado da Direção-Geral da Saúde (DGS) portuguesa, a maioria das infecções foram notificadas em Lisboa e no Vale do Tejo, e alguns casos registrados no Algarve (sul) e na região Norte.

Os principais sintomas são erupções cutâneas, úlceras e febre, e a recomendação é buscar atendimento médico diante desse quadro, já que a varíola dos macacos é uma doença rara transmissível através do contato com animais, pessoas infectadas ou materiais contaminados.