A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, prometeu, neste sábado (08), avançar com um novo referendo sobre a independência depois que seu Partido Nacional Escocês (SNP, na siglas em inglês) ganhou as eleições para o Parlamento, criando um potencial conflito com o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson.
Sturgeon disse que a independência escocesa era a "vontade do país". Seu partido elegeu 64 deputados, um a menos do necessário para a maioria absoluta das 129 cadeiras do Parlamento. Mas ela disse que com o apoio dos aliados manterá o controle do Legislativo. O Partido Verde, também a favor da separação do Reino Unido, conquistou 8 cadeiras, representando uma maioria a favor da independência, enquanto os conservadores de Johnson alcançaram a segunda posição, com 31 parlamentares.
"O povo da Escócia votou para dar aos partidos pró-independência uma maioria no Parlamento escocês", disse Sturgeon no início da noite de ontem. Ela acrescentou que não havia justificativa democrática para Johnson, ou qualquer outra pessoa, tentar bloquear o novo referendo sobre a independência.
Após vitória eleitoral, premiê da Escócia promete novo referendo sobre independência
- 08/05/2021 22:20
- Estadão Conteúdo
CARREGANDO :)
Ouça este conteúdo
Publicidade