Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Pandemia de coronavírus

Principal assessor do Reino Unido na pandemia renuncia após violar isolamento

imperial college
Fachada do Imperial College de Londres, no Reino Unido (Foto: )

Ouça este conteúdo

O matemático e epidemiologista Neil Ferguson, responsável pela estratégia do Reino Unido de combate ao novo coronavírus, pediu demissão nesta terça-feira (5) após alegações de que ele teria desrespeitado as regras de isolamento, segundo a imprensa britânica.

De acordo com o jornal Daily Telegraph, Ferguson deixou seu cargo de conselheiro do governo depois de acusações de que durante o lockdown teria recebido em sua casa, pelo menos em duas ocasiões, a visita de uma mulher que vive em outro local de Londres - contrariando as recomendações do governo britânico para que os cidadãos fiquem em casa e evitem se encontrar com pessoas que moram em outras casas.

O epidemiologista, que já foi infectado pelo vírus, disse ao Telegraph que reconhece que cometeu um erro de julgamento e agiu de maneira errada. "Eu agi com a crença de que eu estava imune, tendo tido resultado positivo para coronavírus, e me isolei completamente por quase duas semanas após apresentar sintomas", afirmou Ferguson.

"Eu me arrependo profundamente por qualquer prejuízo às claras mensagens sobre a contínua necessidade de distanciamento social para controlar essa pandemia devastadora", continuou.

Neil Ferguson coordenou a equipe do Imperial College de Londres que criou o modelo de propagação e impacto da Covid-19 a pedido do governo britânico.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.