O processo de ampliação do grupo Brics (formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) através da integração de Argentina e Irã já começou, conforme anunciou nesta terça-feira (28) o ministro das Relações Exteriores russo, Sergey Lavrov, durante visita a Ashgabat, capital do Turcomenistão.
"Claro que tanto a Argentina quanto o Irã são candidatos dignos e respeitáveis. O mais importante é que o processo preliminar já começou", disse Lavrov em entrevista coletiva, após uma reunião com chanceleres dos países do Mar Cáspio.
O chefe da diplomacia russa enfatizou que a adesão de um país ao Brics deve ser consensual e "o principal critério será, antes de tudo, garantir a eficácia futura e o aumento dos resultados práticos desta organização". Lavrov também comentou que o presidente russo, Vladimir Putin, definiu a discussão como "justificada e oportuna".
A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Maria Zakharova, anunciou na segunda-feira (27), no Telegram, que Argentina e Irã apresentaram oficialmente seus pedidos de adesão ao grupo Brics.