Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
França

Protesto contra reforma da previdência termina com 120 detidos em Paris

Bombeiros tentam apagar fogo em protesto perto da Assembleia Nacional da França, em Paris (Foto: EFE/EPA/Mohammed Badra)

Ouça este conteúdo

Pelo menos 120 pessoas foram detidas nesta quinta-feira (16) em Paris ao final de uma manifestação contra a reforma da previdência do governo de Emmanuel Macron, aprovada poucas horas antes por decreto e sem votação na Assembleia Nacional.

Milhares de pessoas se reuniram na simbólica Praça da Concórdia sob o lema de “bloquear o país” e o objetivo de derrubar o atual Executivo. Ao final desta manifestação, alguns de seus integrantes queimaram contêineres, destruíram carros e montaram barricadas.

As forças de segurança tiveram que intervir para desocupar a praça, mas os distúrbios se espalharam para outras áreas próximas, como a Champs-Élysées.

Se a tensão nas ruas é palpável, o mesmo acontece no Parlamento. Tanto a direita de Marine Le Pen quanto a esquerda anunciaram que apresentarão em breve suas respectivas moções de censura para tentar derrubar o governo da primeira-ministra Elisabeth Borne por ter aprovado a reforma da previdência sem o aval legislativo.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.