Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Repressão

Polícia prende dezenas de pessoas que protestavam em Hong Kong durante feriado

Manifestantes são detidos em Hong Kong no feriado do Dia Nacional da China, em 1° de outubro de 2020. (Foto: AFP)

Ouça este conteúdo

Mais de 50 pessoas foram presas no centro de Hong Kong nesta quinta-feira (1°), data em que é comemorado o Dia Nacional da República Popular da China. Elas participavam de uma marcha antigoverno e foram detidas pelo batalhão de choque da polícia da ilha. Uma manifestante disse “é o Dia Nacional da China, mas o dia da morte de Hong Kong”. O objetivo era demonstrar insatisfação contra a imposição de Pequim da nova lei de segurança nacional, em vigência há três meses, e exigir a libertação de 12 cidadãos de Hong Kong detidos pela polícia chinesa no mar, quando tentavam chegar a Taiwan.

Sobre as prisões, a polícia de Hong Kong afirmou, em nota publicada no Facebook: “depois de repetidos avisos, que foram ignorados, a polícia deteve pelo menos 60 pessoas (...) suspeitas de participar de uma manifestação não autorizada e por outros crimes relacionados à ordem pública”. Os agentes também dispersaram outros pequenos grupos de pessoas e até pediram a um homem que agitava uma bandeira norte-americana que fosse embora.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.