Vladimir Putin, durante a madrugada deste sábado, na Catedral da Anunciação, em Moscou.| Foto: EFE
Ouça este conteúdo

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, enviou neste sábado uma mensagem por ocasião do Natal ortodoxo, o feriado religioso mais importante do país, e com base no qual ordenou um cessar-fogo unilateral de 36 horas na guerra na Ucrânia que expira na próxima meia-noite no horário de Moscou (18h de Brasília).

Putin enfatizou que o Natal promove valores como "misericórdia, compaixão, gentileza e justiça", disse o Kremlin em comunicado.

Ele também destacou a "grande contribuição" do cristianismo, e em particular da Igreja Ortodoxa Russa, para a unidade e harmonia da sociedade russa, e elogiou seu apoio aos soldados que participam da ofensiva na Ucrânia.

Publicidade

O líder russo participou da missa da meia-noite de sexta-feira na Catedral da Anunciação de Moscou, uma das três que compõem a Praça das Catedrais do Kremlin.

Putin não participa de uma missa de Natal na capital russa desde 2001, quando assistiu ao culto na Catedral de Cristo Salvador, a catedral mais importante da Rússia.

Cessar-fogo

A pedido do patriarca ortodoxo russo Kirill, o chefe do Kremlin ordenou um cessar-fogo, que entrou em vigor ao meio-dia de 6 de janeiro e terminará à meia-noite de hoje.

Tanto as autoridades ucranianas quanto o Pentágono acusaram as tropas russas de não respeitarem seu cessar-fogo unilateral, embora Moscou alegue que só respondeu a ataques inimigos.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Publicidade