Ouça este conteúdo
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, concedeu nesta segunda-feira (18) o título honorário de "Guarda" à 64ª Brigada Independente Motorizada do exército do país. A força militar é mesma acusada pelas autoridades da Ucrânia de estar envolvida no massacre de civis ocorrido na cidade de Bucha, nos arredores de Kiev.
"Pelo heroísmo e coragem, pela integridade e o valor demonstrado pela brigada nos combates para defender a Pátria e os interesses do Estado, em condições de um conflito armado, decreto atribuir o título honorário de Guarda à 64ª Brigada Independente Motorizada", aponta decreto presidencial.
Após a retirada das tropas russas do norte de Kiev, as autoridades ucranianas denunciaram o massacre de civis em Bucha, com imagens de corpos que rodaram o mundo por meio da imprensa internacional e das redes sociais. O serviço de inteligência militar, posteriormente, difundiu em seu site dados de 1,6 mil integrantes das tropas russas que atuaram na cidade vizinha à Kiev, desde nomes e sobrenomes, até data de nascimento e patentes. A lista corresponde, justamente, aos integrantes da 64ª Brigada Independente Motorizada.
O Kremlin, por sua vez, rechaçou "categoricamente, todas as acusações", que classificou como falsas. Além disso, exigiu que os líderes ocidentais não se precipitem ao fazer "acusações gratuitas".