Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Guerra na Ucrânia

Putin concede título honorário à brigada acusada pelo massacre de Bucha

Autoridades ucranianas encontraram mais de 400 corpos em Bucha, após saída de tropas russas
Autoridades ucranianas encontraram mais de 400 corpos em Bucha, após saída de tropas russas (Foto: EFE/EPA/OLEG PETRASYUK)

Ouça este conteúdo

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, concedeu nesta segunda-feira (18) o título honorário de "Guarda" à 64ª Brigada Independente Motorizada do exército do país. A força militar é mesma acusada pelas autoridades da Ucrânia de estar envolvida no massacre de civis ocorrido na cidade de Bucha, nos arredores de Kiev.

"Pelo heroísmo e coragem, pela integridade e o valor demonstrado pela brigada nos combates para defender a Pátria e os interesses do Estado, em condições de um conflito armado, decreto atribuir o título honorário de Guarda à 64ª Brigada Independente Motorizada", aponta decreto presidencial.

Após a retirada das tropas russas do norte de Kiev, as autoridades ucranianas denunciaram o massacre de civis em Bucha, com imagens de corpos que rodaram o mundo por meio da imprensa internacional e das redes sociais. O serviço de inteligência militar, posteriormente, difundiu em seu site dados de 1,6 mil integrantes das tropas russas que atuaram na cidade vizinha à Kiev, desde nomes e sobrenomes, até data de nascimento e patentes. A lista corresponde, justamente, aos integrantes da 64ª Brigada Independente Motorizada.

O Kremlin, por sua vez, rechaçou "categoricamente, todas as acusações", que classificou como falsas. Além disso, exigiu que os líderes ocidentais não se precipitem ao fazer "acusações gratuitas".

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.