O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta quarta-feira (20) que o Ocidente não pode oferecer ao mundo seu modelo de futuro e que uma nova ordem mundial "mais justa" está sendo criada.
"O Ocidente não pode oferecer ao mundo seu modelo de futuro (...) Tanto local como globalmente, estão sendo lançados os fundamentos e princípios de uma ordem mundial harmoniosa e mais justa, socialmente orientada e segura, uma alternativa à existente", declarou Putin em um fórum em Moscou.
Essa nova ordem mundial, segundo o líder russo, está chegando para substituir um mundo unipolar que, "por sua natureza, está retardando o desenvolvimento da civilização". O chefe do Kremlin alegou que as elites do mundo ocidental estão atualmente "em pânico" por outros centros de desenvolvimento global apresentarem sua visão de futuro.
"Não importa o quanto as elites ocidentais e supranacionais tentam preservar a ordem existente das coisas. Uma nova era, uma nova etapa na história mundial está se aproximando. Somente Estados verdadeiramente soberanos podem garantir uma dinâmica de alto crescimento", enfatizou.