O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, defendeu a Otan em discurso| Foto: EFE
Ouça este conteúdo

Em seu primeiro discurso de Estado da União, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden dirá que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, “rejeitou os esforços de diplomacia” e iniciou contra a Ucrânia uma guerra “premeditada e não provocada”, segundo trechos divulgados previamente pela Casa Branca.

“Ele pensou que o Ocidente e a Otan não responderiam. E ele pensou que poderia nos dividir aqui em casa. Putin estava errado. Estávamos prontos”, diz outra parte do tradicional discurso.

O presidente americano também defenderá a Otan, cujo avanço para o leste europeu é um dos principais pretextos de Putin para invadir a Ucrânia, que pretendia aderir à aliança militar. Segundo Biden, a Otan foi criada para “garantir a paz e a estabilidade na Europa após a Segunda Guerra Mundial”.

Publicidade

“Ao longo de nossa história, aprendemos esta lição – quando os ditadores não pagam um preço por sua agressão, causam mais caos. Eles continuam se movendo. E os custos e ameaças para a América e o mundo continuam aumentando”, diz o discurso.