Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Rússia

Putin remarca data da votação que pode permitir que ele fique no poder até 2036

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou a data para votação de emendas que podem estender o seu governo até 2036 (Foto: Alexey NIKOLSKY / Sputnik / AFP)

Ouça este conteúdo

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou nesta segunda-feira (1) que foi remarcada para 1 de julho a votação das emendas constitucionais que podem permitir que ele ocupe o poder até 2036. A votação nacional estava marcada inicialmente para 22 de abril, mas foi adiada por causa da pandemia de coronavírus.

O projeto de emendas constitucionais foi aprovado pelo Parlamento e depois pela Corte Constitucional em março. Críticos de Putin dizem que ele deu início à reforma para garantir a sua permanência no poder por mais 12 anos após o fim do seu mandato atual, previsto para terminar em 2024. Se as mudanças forem aprovadas, a contagem do tempo de mandato de Putin seria reiniciada. Para serem aprovadas, as medidas precisam da aprovação de mais da metade dos eleitores russos na votação.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.