Um desabamento ocorrido neste domingo (26) de parte de uma arquibancada em uma praça de touros na cidade de El Espinal, na região central da Colômbia, deixou pelo menos quatro mortos e dezenas de feridos, de acordo com informações preliminares das autoridades locais.
O governador da província de Tolima, Ricardo Orozco, afirmou à emissora "Blu Radio" que uma das vítimas é menor de idade, além de duas mulheres e um homem adulto. "Lamentando profundamente o ocorrido em nossa praça de touros Gilberto Charry. Quero pedir à população que está na praça de touros para se retirar, pois os órgãos de controle já estão atendendo a emergência e levaram os feridos para hospitais", disse, por sua vez, o prefeito de El Espinal, Carlos Tamayo.
Diversos vídeos foram postados nas redes sociais, mostrando o desabamento de parte da arquibancada de madeira, que recebia grande público. O presidente eleito da Colômbia, Gustavo Petro, se manifestou sobre a tragédia em mensagem postada no Twitter. "Espero que todas as pessoas afetadas pelo desabamento da praça de El Espinal possam se recuperar de seus ferimento", disse o futuro sucessor de Iván Duque. "Isso já havia acontecido antes em Sincelejo (capital da província de Sucre). Peço às prefeituras que não autorizem espetáculos com a morte de pessoas ou animais", completou Petro, que tomará posse em 7 de agosto.