Ouça este conteúdo
Um ônibus que transportava 35 pessoas caiu em um canal no norte do Egito, na manhã deste sábado (12), deixando pelo menos 19 passageiros mortos e vários feridos. O veículo capotou em uma rodovia e caiu em um canal do rio Nilo, na cidade de Mansura, província de Dakahlia.
O diretor de segurança da província, Marwan Habib, disse em comunicado que o acidente ocorreu porque o motorista do ônibus fez "uma ultrapassagem incorreta", sem oferecer mais detalhes. Ele também informou que forças de resgate fluvial, ambulâncias e policiais se deslocaram ao local e conseguiram resgatar 16 pessoas vivas até agora, que estão com ferimentos de diversas gravidades.
Os feridos foram transferidos para dois hospitais da província, enquanto as autoridades continuam a vasculhar o canal em busca de mais corpos, segundo o comunicado. A mídia egípcia aponta que crianças estão entre as vítimas.
Milhares de pessoas morrem a cada ano em acidentes rodoviários no Egito devido às más condições das estradas e ao descumprimento das regras de trânsito. De acordo com a agência estatal de estatísticas CAPMAS, em 2021 um total de 7.101 pessoas morreram em acidentes de trânsito, um aumento de 15,2% em relação ao ano anterior, durante o qual morreram 6.164 pessoas
Até a próxima semana, o país sedia a COP 27, Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas. O encontro acontece em Sharm el-Sheikh, no sul do Egito, e contará com a presença de lideranças globais como Joe Biden, presidente dos Estados Unidos.