O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, anunciou o relaxamento das medidas contra Covid-19, 10 de maio| Foto: Simon Dawson / No10 Downing Stre
Ouça este conteúdo

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, anunciou nesta segunda-feira que o país atingiu suas metas na luta contra a Covid-19 para relaxar o lockdown na Inglaterra, permitindo o retorno de mais atividades. Com isso, a população local poderá viajar pelo país e dormir nos destinos, por exemplo, de acordo com as novas normas, que entram em vigor na próxima segunda-feira, dia 17. "Estamos fazendo a partir do dia 17 um recuo considerável no lockdown", afirmou.

O Reino Unido registrou nesta segunda-feira quatro mortes por Covid-19 entre pessoas que tiveram teste positivo para a doença nos 28 dias anteriores, todas no País de Gales. Em todo o território britânico, foram registrados 2.357 novos casos da infecção. Inglaterra, Escócia e Irlanda do Norte não registraram novas mortes pelo coronavírus no mesmo período. O número marca uma queda acentuada desde o pico de 1.820 mortes diárias registradas em janeiro no Reino Unido, que acumula 127.609 óbitos causados pelo coronavírus desde o início da pandemia, segundo o governo.

Johnson ressaltou que será preciso continuar a ser cauteloso. A expectativa do governo é que em 21 de junho seja possível avançar ainda mais na retomada das atividades. Questionado sobre a chance de o prazo ser adiantado, o premiê disse que as autoridades têm sido cautelosas nesse processo, para garantir que cada passo seja dado de modo irreversível. Ele afirmou que o governo ainda avaliará se certificados de imunidade podem ter um papel no país, bem como atualizar orientações sobre o distanciamento social.

Publicidade

Pelas novas regras, os pubs e restaurantes poderão servir seus clientes dentro dos estabelecimentos, não apenas ao ar livre. O premiê disse que, de qualquer modo, é importante manter os ambientes ventilados e o distanciamento social, bem como "o bom senso" nesses contextos. Ele também anunciou na nota etapa a reabertura de cinemas e eventos esportivos indoor. A reabertura anunciada vale para a Inglaterra, com os governos de Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales tendo autonomia para estabelecer suas próprias regras.