Neste sábado (8) o Reino Unido ultrapassou a marca de 150 mil mortes por Covid-19, segundo dados oficiais do Ministério da Saúde britânico. Apenas nas últimas 24 horas, o país confirmou 146.390 novos casos e 313 mortes pela doença. Desde o início da pandemia, já foram confirmados 14,3 milhões de casos de contaminação por Covid-19 no país.
Apesar do rápido avanço da variante omicron em todo o país, o Comitê Conjunto de Vacinação e Imunização do Reino Unido acredita que ainda não é necessária uma quarta dose da vacina contra o vírus, visto que as atuais doses de reforço continuam fornecendo forte proteção contra doenças graves derivadas da variante ômicron em pessoas com mais idade.
Para a população britânica com mais de 65 anos, a proteção contra hospitalizações por covid-19 continua em 90% três meses após a dose de reforço - ou terceira dose -, de acordo com os últimos dados oficiais da Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido. Quanto à proteção contra doenças graves derivadas das duas doses da vacina, esta cai para 70% três meses depois e para 50% após seis meses.