Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Crise energética

Reino Unido vai impor limites ao preço da energia elétrica por cinco anos

Ônibus passa sob as luzes de Natal na Oxford Street em Londres, Grã-Bretanha, 29 de novembro de 2022. (Foto: EFE)

Ouça este conteúdo

A agência reguladora de energia do Reino Unido anunciou nesta quarta-feira (30) que vai impor limites ao preço da eletricidade pelos próximos cinco anos no país. A agência Office of Gas and Electricity Markets (OFGEM) também afirmou que vai exigir mais investimentos das empresas em processos limpos de operação para reduzir a utilização de combustíveis fósseis.

A medida vai entrar em vigor em abril de 2023. Para ajudar com esse processo, a agência ofereceu um total de 3,59 bilhões de libras (cerca de R$ 23,5 bilhões) em subsídios para as seis distribuidoras de energia afetadas pela medida.

As empresas, no entanto, já estão reclamando da imposição e devem recorrer da medida. Elas alegam que o limite no preço da eletricidade vai afetar seus lucros e, em consequência, limitar sua capacidade de investimento no sistema.

Os regulamentos da agência justificam a possível imposição de controles de preços em algumas circunstâncias porque o setor é considerado um “monopólio natural e, portanto, não há maneira realista de introduzir concorrência em todo o setor”.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.