Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Guerra na Europa

Rússia aceitaria entrada da Ucrânia na UE se Kiev abrisse mão da OTAN, diz jornal

Bombeiro trabalha na contenção do fogo após bombardeio russo em depósito em Kharkiv, nesta segunda-feira (28) (Foto: EFE/EPA/ROMAN PILIPEY)

Ouça este conteúdo

A Rússia está disposta a abrir mão da exigência de “desnazificação” da Ucrânia e a permitir que Kiev se junte à União Europeia (UE), desde que o país permaneça militarmente não alinhado, informaram ao jornal Financial Times quatro fontes envolvidas nas discussões sobre um cessar-fogo.

Falando sob condição de anonimato, as fontes informaram que poderia ocorrer uma pausa nas hostilidades em caso de um acordo que envolveria a Ucrânia abandonar suas pretensões de adesão à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), a aliança militar do Ocidente.

De acordo com o Financial Times, o rascunho do documento de cessar-fogo não contém três das principais demandas iniciais da Rússia, “desnazificação”, “desmilitarização” e proteção legal para a língua russa na Ucrânia.

Nesta terça-feira (29), enviados dos dois países fazem em Istambul a quarta rodada de negociações para encerrar o conflito, iniciado com a invasão russa em 24 de fevereiro.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.