Ouça este conteúdo
O governo russo afirmou que interceptou e expulsou, neste sábado (12), um submarino nuclear da Marinha dos Estados Unidos próximo a uma ilha no extremo leste do país. A informação foi confirmada pelo Ministério da Defesa da Rússia. O local em que o incidente teria ocorrido é distante da fronteira entre Rússia e Ucrânia – região que tem estado sob tensão nos últimos dias após a realização de exercícios militares com dezenas de milhares de soldados russos.
De acordo com o Ministério da Defesa, depois que o submarino americano foi descoberto perto da ilha russa de Urup, sua tripulação recebeu um pedido para emergir imediatamente nos idiomas russo e inglês. Os americanos teriam ignorado a exigência legal e, em seguida, a tripulação do navio antisubmarino Almirante Shaposhnikov usou “métodos relevantes contra o infrator”, disse o órgão de defesa russo, sem especificar quais foram os métodos.
Como resultado, a embarcação americana teria usado um simulador de autopropulsão para dobrar o alvo no radar e nos meios de controle acústico e deixado as águas territoriais da Federação Russa em velocidade máxima.