Mísseis russos atingiram mais de 40 cidades e vilas ucranianas nas últimas 24 horas nesta semana de escalada dos ataques russos. Moscou renovou, nesta quinta-feira (13) os alertas de que mais ajuda militar para Kiev torna os membros da aliança militar liderada pelos Estados Unidos "uma parte direta do conflito", e disse que admitir a Ucrânia na aliança desencadearia uma Guerra Mundial.
"Kiev está bem ciente de que tal passo significaria uma escalada garantida para uma Terceira Guerra Mundial", disse o vice-secretário do Conselho de Segurança da Rússia, Alexander Venediktov, à agência de notícias estatal TASS na quinta-feira (13).
Aliados da OTAN reunidos em Bruxelas criam planos para reforçar conjuntamente as defesas aéreas da Europa. "Estamos vivendo tempos ameaçadores e perigosos", disse a ministra da Defesa alemã, Christine Lambrecht, em uma cerimônia de assinatura na qual a Alemanha e mais de uma dúzia de membros europeus da OTAN se comprometeram a adquirir armas para formar um "escudo do céu europeu".