A Rússia permitirá a saída de comboios humanitários de várias cidades da Ucrânia nesta sexta-feira (11) desde que sejam divulgados com antecedência as placas dos veículos e os nomes dos funcionários envolvidos, informou o chefe do Centro de Controle da Defesa Nacional, Mikhail Mizintsev, de acordo com a agência "Interfax".
A nota destaca que os funcionários terão os seus celulares retirados e os dispositivos de comunicação serão revistados "para excluir a coleta de informações sobre a localização das unidades das Forças Armadas russas". Milhares de civis foram evacuados nesta quinta-feira (10) de várias cidades ucranianas, principalmente no norte, graças a corredores humanitários pactuados entre as partes.
"Avisamos ao lado ucraniano que, no futuro, os comboios humanitários só serão autorizados a passar após o fornecimento prévio das listas de veículos e funcionários que acompanham os comboios humanitários, incluindo condutores, na seguinte forma: número em ordem, marca do veículo, número da placa, nome completo, número de passaporte, cidadania, número da carteira de habilitação com as categorias de veículos autorizadas", detalhou Mizintsev.