Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Guerra na Ucrânia

Rússia diz ter avançado em negociação, mas Ucrânia nega

Vista de Kiev após bombardeio russo nesta sexta-feira
Vista de Kiev após bombardeio russo nesta sexta-feira (Foto: EFE/EPA/ATEF SAFADI)

Ouça este conteúdo

O chefe-negociador da delegação russa, Vladimir Medinski, afirmou nesta sexta-feira (18) que os dois países em guerra estão aproximando "o máximo possível" suas posições sobre o status neutro da Ucrânia com relação à Otan e chegaram à "metade do caminho" nas conversações sobre a desmilitarização do país. A informação, no entanto, foi negada pelo conselheiro do presidente ucraniano e membro da equipe de negociação, Mykhailo Podolyak.

O representante da Ucrânia acusou a delegação russa de uma tentativa de criar “tensão na mídia”. “Nossas posições permanecem inalteradas. Cessar-fogo, retirada de tropas e fortes garantias de segurança com fórmulas concretas”, escreveu Podolyak no Twitter.

A postagem veio após uma declaração de Vladimir Medinski, reproduzida pela agência de notícias TASS, afirmando que os negociadores estão "em algum ponto na metade do caminho" na discussão sobre a desmilitarização da Ucrânia.

As delegações de Rússia e Ucrânia já se reuniram em três ocasiões, no território de Belarus, a última no dia 7. Três dias depois, houve encontro entre os ministros das Relações Exteriores dos dois países, na Turquia. Desde então, as negociações entre as representações acontecem por videoconferência.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.