Refugiados ucranianos na Moldova, neste sábado (5)
Refugiados ucranianos na Moldova, neste sábado (5)| Foto: EFE/EPA/DUMITRU DORU

Uma nova tentativa de cessar-fogo temporário para a retirada de civis nas cidades ucranianas de Mariupol e Volnovaja é esperada para este domingo (6). A informação foi confirmada pelo G1, com base na agência de notícias estatal russa TASS.

O início do corredor humanitário para a saída de refugiados na cidade de Mariupol é esperado a partir das 12 horas, no horário local (7h de Brasília), de acordo com postagem do governador da região de Donetsk, Pavlo Kyrylenko, em sua conta no Twitter.

Segundo o prefeito de Mariupol, Vadym Boichenko, em entrevista a um canal no YouTube, reproduzida pela CNN Portugal, a cidade está sem energia e sem água, há pelo menos cinco dias.

A saída dos civis deveria ter começado no sábado, mas a Ucrânia adiou a operação, após acusar a Rússia de não parar os ataques para a retirada dos refugiados. Uma nova reunião entre as delegações ucraniana e russa é esperada para esta segunda-feira (7). Na pauta, estaria um novo debate sobre a viabilização de corredores humanitários.