Ouça este conteúdo
O Kremlin alertou nesta segunda-feira (21) que um embargo europeu às importações de petróleo russo pioraria seriamente o equilíbrio energético da Europa e "atingiria a todos".
"De fato, como sabemos, a questão do embargo ao fornecimento de petróleo está sendo ativamente discutida", disse o porta-voz presidencial russo, Dmitry Peskov, por telefone. Ele ressaltou que se trata de "uma questão muito complexa, porque tal embargo terá uma influência muito séria no mercado mundial de petróleo bruto e piorará seriamente o equilíbrio energético no continente europeu".
"Os americanos não têm nada a perder, é óbvio, e vão se sentir muito melhor do que os europeus", disse Peskov. Ele acrescentou que, no caso de um embargo às importações russas de petróleo, "os europeus terão dificuldades". "Ou seja, é uma decisão que atingirá a todos", sublinhou o porta-voz do Kremlin.
De acordo com o chefe da diplomacia da União Europeia, Josep Borrell, os ministros das Relações Exteriores da UE planejam examinar nesta segunda-feira as sanções contra o setor petrolífero russo devido à guerra na Ucrânia.