Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Tragédia

Saqueadores invadem imóveis em cidades atingidas pelo terremoto na Turquia

Terremoto Turquia
Pelo menos 48 pessoas já foram presas por saquear imóveis em cidades atingidas pelo terremoto na Turquia. (Foto: Erdem Sahin/EFE)

Ouça este conteúdo

Pelo menos 48 pessoas já foram presas em cidades do Sul da Turquia por saques a residências e comércios após o terremoto que atingiu o país e a Síria, na última semana. As informações são da AFP com base em relatórios dos serviços de segurança turcos.

A maior quantidade de presos aconteceu no estado de Hatay, com cidades fortemente afetadas pelo sismo. Segundo as autoridades, há 42 detidos.

Os saqueadores estão aproveitando a destruição e a fuga de moradores para invadir os imóveis e levar o que conseguem. Por conta disso, um decreto foi publicado neste sábado (11) permitindo a promotores deter suspeitos de saques por sete dias, e não quatro.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, afirmou que o país está sob estado de emergência, e que “as pessoas envolvidas em saques ou sequestros devem saber que a mão firme do Estado estará sobre elas”.

O terremoto que atingiu a região fronteiriça entre a Turquia e a Síria já vitimou mais de 28 mil pessoas desde a última segunda (6), número que a ONU acredita que pode dobrar com o passar dos dias de resgate.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.