Georg Ganswein ao lado do papa emérito Bento XVI.| Foto: Reprodução/Twitter
Ouça este conteúdo

O arcebispo Georg Ganswein, secretário pessoal do papa emérito Bento XVI, falecido neste sábado (31), revelou que publicará ainda neste mês um livro de sua autoria no qual apresentará bastidores de várias situações difíceis enfrentadas pelo pontífice, inclusive após ter se tornado emérito. Segundo ele, a obra também responderá a muitas das calúnias produzidas para difamar o ex-líder da Igreja Católica.

Com o nome de Nient’altro che la veritá. La mia vita al fianco di Benedetto XVI - “Nada além da verdade. Minha vida com Bento XVI”, em tradução livre -, o livro será publicado na Itália pela editora Piemme de Mondadori. Ainda não há previsão de publicação no Brasil.

“Estas páginas contêm um testemunho pessoal da grandeza de um homem sereno, um grande estudioso, um cardeal e um papa que fez a história do nosso tempo. Mas também são uma narrativa em primeira pessoa que tenta esclarecer alguns aspectos incompreendidos de seu pontificado e descrever o verdadeiro 'mundo do Vaticano' por dentro”, disse Ganswein. O arcebispo destacou também que seu relato revelará "manobras obscuras que tentaram em vão lançar sombras sobre o magistério e as ações do pontífice alemão".

Publicidade

Ganswein serviu como secretário pessoal de Joseph Ratzinger desde 2003, quando o mesmo era cardeal prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé.