Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Drogas

Com aprovação no Senado, México está mais perto de legalizar maconha

Uso medicional da maconha gera polêmica
Maconha está mais perto de ser legalizada no México (Foto: Unsplash)

Ouça este conteúdo

O Senado do México aprovou nesta quinta-feira (19) um projeto de lei que prevê a legalização da maconha para uso recreativo, industrial e científico e a eliminação da cannabis de sua lista de substâncias psicotrópicas. Foram 82 votos a favor e apenas 18 contra na Câmara Alta. A proposta ainda precisa ser aprovada pelos deputados mexicanos, mas, se entrar em vigor, tornará o México o maior mercado legal de maconha do mundo – atualmente só Canadá e Uruguai legalizaram a droga para uso recreativo em nível federal.

O uso da substância para fins medicinais já foi legalizado no país e em 2018 a Suprema Corte mexicana definiu que o uso recreativo da maconha é permitido. O partido do presidente Andrés Manuel López Obrador, Movimento Regeneração Nacional (Morena, de esquerda), está impulsionando o projeto, mas o líder do país não o apoiou e nem o criticou.

De acordo com o projeto, seria permitido carregar até 28 gramas de maconha e cultivar a planta em casa. A venda para adultos seria permitida em locais autorizados. Dirigir sob o efeito da droga seria ilegal, assim como o uso da maconha por menores de idade. A proposta criaria ainda o Instituto Mexicano para a regulação e Controle da Cannabis.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.