A Ucrânia anunciou sete corredores humanitários, neste sábado (2), para a evacuação de civis de cidades onde estão sendo registrados combates, nas regiões de Donetsk e Lugansk, no leste do país. Um dos corredores tem por objetivo retirar a população de Mariupol, em carros particulares, para Zaporizhzhia, que está sob o controle de Kiev. A informação é da vice-primeira-ministra ucraniana, Iryna Vereshchuck, por meio de mensagem no Telegram.
Na sexta-feira (1º), milhares de habitantes da cidade portuária de Mariupol conseguiram sair em carros particulares, segundo anunciou à noite o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. A missão de evacuação que a Cruz Vermelha francesa pretendia realizar, no entanto, fracassou por motivos de segurança, embora a organização tenha afirmado que realizaria outra tentativa neste sábado.
O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos informou que 1.325 civis morreram durante as cinco semanas de invasão da Rússia à Ucrânia, entre os quais, 120 crianças. As informações são referentes a vítimas que puderam ser verificadas no campo de batalha, o que indica que a quantidade pode ser ainda maior. O número de óbitos de civis confirmados pela ONU, por sua vez, é de 2.107, sendo 168 crianças.